SEGUIDORES

3 de janeiro de 2017

Imagens do Mundo 2016

As imagens que se seguem, publicadas na internet, referem-se aos assuntos que mais feriram a minha atenção durante o ano de 2016.

[clicar nas imagens para aumentar]



ANGOLA




Luaty Beirão embaraçou internacionalmente o regime de Luanda com uma greve de fome que durou 36 dias. Foi preso, juntamente com outros 16 jovens, sob a jucosa  acusação de conspirar contra o regime e preparar um atentado contra o Presidente de Angola. Nada disso era verdade. O problema do regime é que estes jovens estavam a ler e a comentar o livro “Filosofia Política da Libertação Para Angola”.

Os 17 ativistas angolanos  foram presos, julgados e condenados a penas de prisão que foram de dois a mais de oito anos de prisão.

O caso deu tanto brado que, três meses depois, foram soltos sob termo de identidade e residência. Mais tarde beneficiaram de uma amnistia decretada por José Eduardo dos Santos que, mesmo assim, não conseguiu lavar a cara de tão estapafúrdia borradela. 

O mais singular é que nada disto é novo, tudo isto é uma das muitas repetições que se sucedem em Angola e fede. O regime angolano já habituou o mundo a este circo hediondo.

Não obstante, há em Portugal quem defenda o regime de Zedu. É o caso de um tal Romeu, que afirma que os “males do regime” angolano, “as desigualdades sociais, a existência de zonas isoladas do país onde não há água ao domicílio nem saneamento básico”, “qualquer destes problemas existe no nosso país”.
Para saber mais:
Reis, Romeu Cunha. Angola é Nossa?, Terras do Ave, Vila do Conde, 28.12.2016.

Voltarei a este assunto mais tarde.

foto 1: não identificada
foto 2: Angonotícias/Jambakiaxi


ANIMAIS EM  PERIGO



Centro de criação de pandas-gigantes em Ya'an, uma província de Sichuan, na China.

Em agosto nasceram dez pandas bebes pela primeira vez. 

O Panda-Gigante, Ailuropoda melanoleuca, está classificado como VULNERÁVEL, pela IUCN Red List of Threatened Species.

É nativo da China e está Regionalmente Extinto em  Hunan  e Shaanxi, Sichuan.

fonte: Swaisgood, R., Wang, D. & Wei, F. 2016. Ailuropoda melanoleuca. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T712A102080907. Downloaded on 03 January 2017.

foto: REUTERS/Stringer


EUA



Obama deixou a Casa Branca.


Entrou um mentecapto de peruca amarela.



FUTEBOL



Euro 2016
Cristiano Ronaldo, Nani e João Mário festejam o segundo golo de CR7 no jogo contra a Hungria.

foto: REUTERS/Max Rossi




Euro 2016
Eder marca o golo da vitória de Portugal, na final contra a França.

foto: BPI/Kleran MacManus



Euro 2016
Cristiano Ronaldo levanta a Taça, rodeado pelos companheiros.

foto: Getty Images





Cristiano Ronaldo ganha a Bola de Ouro da “France Football” 2016, sendo eleito o melhor jogador do Mundo pela quarta vez na carreira.

foto: NREntertain.com




O selecionador português, Fernando Santos, foi distinguido com o prémio de Melhor Treinador do Mundo, na sétima edição dos 'Globe Soccer Awards'.

 O técnico português foi também  considerado o Melhor Selecionador de 2016, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.

foto: jornal i


NATUREZA





A Floresta Mágica.

Acredite ou não, a floresta mística retratada nesta bela fotografia existe na realidade. Chamada Hallerbos (ou Floresta de Halle, em holandês), está localizada na Bélgica e parece ter saído das histórias de encantar, de princesas, fadas e magia.

foto: REUTERS/Yves Herman

saber mais em




OLIMPISMO



O jogador canadiano Adam Lancia beija a esposa Jamey Jewells após o jogo de basquetebol feminino em cadeira de rodas, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, demonstrando que a deficiência não é um limite para o desporto nem para o amor.

Jamey Jewells é bicampeã do mundo e usa cadeira de rodas desde os 14 anos, depois de um acidente de automóvel. Adam é bicampeão olímpico, também de basquetebol em cadeiras de rodas, nasceu sem parte das pernas e usa próteses desde o primeiro ano de vida.

O menos importante desta foto é que o Canadá venceu a China no encontro de basquetebol feminino.

foto: REUTERS/Ueslei Marcelino




O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, com o título de Comendador da Ordem de Mérito, os atletas portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Foram condecorados a olímpica Telma Monteiro e os paralímpicos Abílio Valente, António Marques, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira, José Macedo, Luís Gonçalves e Manuel Mendes.


ONU




António Guterres foi aclamado Secretário-Geral da ONU.

"A globalização fez aumentar as desigualdades. Muita gente ficou para trás, incluindo nos países desenvolvidos."

"A UNO deve estar preparada para mudar", afirmou Guterres no discurso deposse.



POLUIÇÃO




Ilha Midway, Pacífico.
Esta carcaça de albatroz revela a ingestão de grande quantidade de plástico acumulada nas praias. 

“É o mesmo o destino dos filhos dos homens e o destino dos animais; um mesmo fim os espera. Como a morte de um assim é a morte do outro. A ambos foi dado o mesmo sopro, e o homem não tem qualquer vantagem sobre o animal, pois tudo é ilusão.” (Bíblia, Eclesiastes 3:19)

foto: Chris Jordan / Global Population Speak Out  



REFUGIADOS




Alheias aos problemas, crianças  brincam felizes num acampamento improvisado para migrantes e refugiados, na fronteira entre a Grécia e a Macedónia,

foto: REUTERS/Marko Djurica.



EM EDIÇÃO


última actualização:  07.01.2017.

Sem comentários: